Depois de cozido na panela de pressão ou na panela normal, é possível armazenar o feijão por até três meses no congelador. Mas para que a preparação fique sempre fresquinha e não tenha gosto de requentado, é preciso saber como congelar feijão cozido corretamente com algumas.
Aprenda a melhor forma de congelar feijão e facilitar o dia a dia na cozinha:
Como congelar feijão cozido: dicas
O feijão cozido deve sempre ser congelado sem nenhum tempero, nem mesmo sal. Dessa forma, os grãos não perdem textura e o sabor não é modificado quando volta à panela.
Dica importante: congele o feijão em pequenas porções para descongelar apenas o que for consumir no dia e lembre-se de colocar uma etiqueta com a data do cozimento na hora de levar o alimento ao freezer.
Pode congelar feijão temperado?
É possível congelar o feijão já temperado, porque isso não estraga a preparação. Fazer isso, no entanto, o faz perder o sabor de fresquinho no momento do consumo. Nesse caso, o mais indicado para reaproveitar as sobras é fazer uma sopa ou até mesmo um bolinho de feijão.
Como descongelar feijão
Para descongelar feijão cozido, pode ser interessante usar o micro-ondas. Outra técnica é retirar o pote com feijão do congelador e deixá-lo na geladeira da noite para o dia em que ele serea consumido. Na sequência, no momento de servir, basta fazer o refogado e levá-lo para a panela.
Se houver pressa na hora de descongelar, o feijão também pode ir direto do freezer para a panela. Faça o refogado, junte o alimento e mexa de tempos em tempos até aquecer e encorpar. Pode ser interessante ainda colocar um pouco de água na panela, para auxiliar no processo de descongelar o alimento.