Melhor carne para hambúrguer: das versões de uma carne só aos blends

Saiba o que levar em consideração na hora de pedir pro açougueiro moer o corte escolhido

A carne do hambúrguer é o que dá todo o sabor para o sanduíche. Afinal, quando a carne é boa, você nem precisa de muitos molhos ou complementos.

No entanto, muita gente não sabe que carne escolher e se baseia em cortes que costuma fazer carne moída, almôndega ou bolo de carne. Se a sua ideia, contudo, é fazer um hambúrguer suculento e saboroso, aqui vão algumas sugestões:

Opções de cortes de carne para hambúrguer

(Crédito: freepik/freepik)

Pensar na textura que você quer para o seu hambúrguer pode te ajudar muito na hora de escolher o corte de carne. A fraldinha bovina, por exemplo, é uma ótima opção por ter uma proporção de gordura que deixará o seu lanche. Outra que pode ser usada seguindo essa mesma lógica é a costela bovina e você pode até solicitar para que o açougueiro ajude a dar a proporção de gordura para carne.

A gordura de fato é um ponto essencial para o hambúrguer. Por isso, muitos especialistas no lanche recomendam preparar um blend, ou seja, uma mistura de carne.

Para isso, você pode pensar em algo como 70% de uma carne mais magra, como patinho e miolo de acém, 20% de uma carne com gordura, como as citadas acima, e 10% de uma carne de porco, como bacon, por exemplo. Você pode ainda não usar a carne suína, criando uma mistura de 70% e 30%. Dessa maneira, você terá um hambúrguer mais equilibrado, com sabor mais interessante e dá até para economizar em alguns casos.

Dicas de cozinha