Pouco conhecido, corte é delicioso para o churrasco e bem mais econômico que outras carnes
Foi-se o tempo que os cortes de carne mais clássicos reinavam nos lares brasileiros. Com um avanço na criação de gado, outras partes do boi ganharam destaque e começaram a ser descobertas para diferentes tipos de preparo.
Uma delas, por exemplo, é a raquete. Localizado na paleta do boi, esse corte é macio e perfeito para o seu churrasco.
Raquete: conheça o corte de carne
Com um valor muito mais atrativo do que picanha e outras peças muito comuns para o churrasco, a raquete, ou shoulder steak, vem ganhando espaço nas churrasqueiras. Com fibras curtas e uma boa proporção de gordura, essa parte é retirada do ombro do boi. Ainda assim, é bastante saborosa e suculenta, ganhando o apelido de filé da dianteira.
Como preparar?
Como dito anteriormente, a raquete é uma ótima opção para o churrasco, principalmente por seu custo-benefícios. Para prepará-la na grelha, então, a sugestão é optar por bifes mais largos e usar fogo alto para assar.
No entanto, esse corte é muito mais versátil do que se imagina. É possível fazê-lo no forno e até em opções ensopadas, que ressaltam ainda mais a maciez do corte.
A sugestão é apostar em temperos com alhos e ervas, que valorizam o seu sabor. E, caso não goste da textura um pouco mais fibrosa, você pode tirar a membrana do centro na hora de servir.