Embora prática seja comum, ela não é a mais aconselhada para sua saúde. Entenda!
Você comprou um pão, se esqueceu alguns dias e, quando foi comer, se deparou com aquele pontinho esverdeado ou branco nada convidativo? Provavelmente, no minuto seguinte, você considerou cortar só o que está mofado e comer o pão mesmo assim. No entanto, é importante entender os riscos por trás desse hábito. Veja abaixo.
Faz mão comer o pão depois de cortar o lado mofado?

Um dos pontos mais importantes a se considerar é que, quando o mofo aparece, ele já deve ter se espalhado por toda a superfície e interior do alimento. Isso porque os fungos crescem por meio de filamentos finíssimos, que se ramificam como raízes. Ou seja: mesmo que uma fatia pareça “limpa”, ela pode estar contaminada.
Além disso, alguns tipos de mofo substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais à saúde. Elas são invisíveis e resistentes ao calor, sendo assim, esquentar o pão não elimina o problema. Ingerir essas toxinas em pequenas quantidades pode não causar sintomas imediatos, mas, ao longo do tempo, elas podem afetar o fígado, rins e até o sistema imunológico.
Para evitar esse problema, então, uma dica é armazenar o pão da maneira correta. Opte por um recipiente fechado, em local fresco e seco. Além disso, uma boa saída é congelar parte do pacote logo após a compra e descongela apenas o que irá comer.