Embora não seja tão conhecido, corte é bem macio e vai surpreender no seu churrasco
Quando se trata de churrasco, os cortes traseiros costumam levar a maior fama. No entanto, o que muita gente não sabe é que algumas partes dianteiras do boi também são ótimas para levar à churrasqueira.
Esse é o caso, por exemplo, do shoulder steak. Conheça esse corte macio e saboroso e veja como prepará-lo.
Como fazer shoulder na churrasqueira?
Como o próprio nome já diz, o corte nada mais é do que o ombro do boi. Também conhecido como raquete, ele é retirado da paleta, que também pode dar origem ao flat iron, dependendo de como o corte é feito. No caso do shoulder, a membrana fica bem visível no centro da carne.
Com fibras curtas, uma boa proporção de gordura e textura macia, esse corte é uma ótima substituição para a picanha, por exemplo, principalmente por seu custo-benefício. Mais barata, aliás, essa carne tem ganhado popularidade nos churrascos brasileiros.
Para preparar o shoulder na churrasqueira, uma sugestão é fazer bifes com cerca de dois dedos de espessura. No canal no YouTube “O Luxo do Gaúcho”, a sugestão é salgar a carne um pouco antes com sal de parrilla, que conta com uma granulação média.
Com a brasa forte, disponha as peças na grelha por cerca de seis minutos de cada lado. Antes de cortar, espere a carne descansar por dois minutos.
A membrana pode ser algo que incomoda algumas pessoas na hora de comer. Por isso, uma sugestão é tirá-la na hora de servir. Assista ao vídeo completo:
Além de ser uma opção para o churrasco, o shoulder pode ser usado ainda em preparos no forno e cozidos.