Deliciosa, versátil e de preparação rápida, a omelete pode ser servida do café da manhã, funciona bem como acompanhamento no almoço e garante até prato principal no jantar.
Não é difícil fazer uma boa omelete, mas é verdade que mesmo quem tem habilidade na cozinha costuma se sentir desafiado na hora de virar a preparação na frigideira. Aprenda um truque simples e infalível para nunca mais errar:
Como virar omelete na frigideira
Depois de quebrar os ovos em uma tigela e bater bem para incorporar claras e gemas, transfira para uma frigideira antiaderente com manteiga e deixe cozinhar por alguns minutos. Assim que a beirada da omelete começar a desgrudar das laterais da frigideira e o centro já não estiver tão mole, chegou a hora de virar.
Para evitar que ela quebre, aposte no truque da tampa, que é bem simples: passe uma espátula por baixo da omelete, tampe a panela e vire-a de cabeça para baixo, de forma que a omelete fique na tampa. Em seguida, basta “escorregar” a preparação delicadamente de volta para a frigideira e cozinhar do outro lado.
Na hora da virada, lembre-se de usar um pano de prato para segurar a tampa, já que ela vai ficar quente e pode queimar a mão. Quando os dois lados estiverem cozidos, desligue o fogo e transfira a omelete imediatamente para o prato. Se você deixar a preparação na frigideira, ela pode continuar cozinhando no calor e ficar com o interior ressecado.