Para uma fritura sequinha, que deixa o alimento crocante por fora e cozido por dentro, é fundamental que o óleo esteja na temperatura ideal, ou seja, entre 180 e 190 graus. Mas, afinal, como saber se o óleo está quente e é a hora certa de fritar sem ter um termômetro culinário? Conheça alguns truques:
Como saber se o óleo está quente para fritar
Fósforo para saber se o óleo está quente
O antigo truque do fósforo é simples e funciona de verdade: basta colocar o palito no óleo dentro da panela e, quando acender, sinal de que está na temperatura ideal para fritar. Mas fique atento, pois a chama acende e apaga rapidamente. Depois, retire tire o fósforo com uma escumadeira e prepare o alimento normalmente.
Como saber se o óleo está quente sem fósforo
Não tem palito de fósforo em casa? Use uma colher de madeira. Quando o óleo estiver em processo de aquecimento, coloque a ponta do cabo da colher de pau (ou um hashi) e observe: se o óleo começar a borbulhar ao redor da madeira, estará quente o suficiente para fritar os alimentos.
Pão também substitui fósforo
Um pedaço de pão também pode ser útil verificar a temperatura do óleo. Coloque o óleo na panela, leve ao fogo e, depois de alguns minutos, coloque um pedaço de pão: se ele afundar, sinal de que o óleo ainda não está quente o suficiente. Porém, se ele subir para a superfície rapidamente e dourar em menos de 1 minuto, então o óleo já estará aquecido para preparar a fritura.