Para quem é do time que faz questão de usar roupas brancas na virada do ano, aposta em simpatias e faz de tudo para atrair um ano próspero, outra boa ideia para ter sorte é incluir na ceia alguns alimentos.
Isso porque, tradicionalmente, certas comidas são sinônimo de boa sorte quando aparecem no jantar da virada de ano – e, abaixo, você encontra não apenas quais são estes alimentos, mas diversas preparações para aproveitá-los de formas diferentes.
Ceia de Ano-Novo: comidas que prometem trazer sorte
Lentilha
O alimento é relacionado a prosperidade e fortuna em raznao de seu formato, que lembra uma moeda. Portanto, se você quer começar 2023 com sorte e dinheiro, inclua o prato na ceia com opções diferentes de salada.
Peixes
Como nadam para frente, acredita-se que os peixes deem sorte no Réveillon porque indicam um futuro próspero. O bacalhau é uma das opções mais tradicionais e versáteis, já que pode ser cozido, assado ou até aparecer como recheio de bolinho. Mas ainda é possível variar na ceia e preparar uma moqueca fácil de peixe, um salmão ao molho de maracujá ou postas com crostas crocantes.
Carne suína
Em razão de seu focinho apontado para frente, o porco também representa prosperidade e progresso. No jantar de Réveillon, uma boa opção é preparar um lombo suculento e molhadinho, que pode até ser feito na airfryer.
Arroz
O alimento que simboliza prosperidade é sempre um bom acompanhamento para a ceia de Ano-Novo. Além de receber uva-passa e milho, a preparação pode ficar elegante e sofisticada com a receita que leva lâminas de amêndoa. E se a ideia é aumentar ainda mais as chances de sorte e fortuna, aposte no arroz com lentilha que, de quebra, ainda ganha camada de cebola caramelizada.
Louro
O alimento pode ser incluído como tempero de variadas preparações, da lentilha ao arroz, e garantir boa sorte para o ano todo. Guardar na carteira uma folha de louro, por exemplo, é uma conhecida simpatia para atrair dinheiro.
Romã
A exuberante fruta também é famosa por atrair sorte e pode ser incluída em saladas, na lentilha e até mesmo ser transformada em drink, como na diferente caipirinha de romã.
Champanhe
E, por falar em drink, champanhe é um item que não pode faltar na virada do ano. Além de sinônimo de celebração, ele ainda pode servir de base para bebidas leves e refrescantes.
Uva
Diz a crença que comer 12 uvas, uma para cada mês do ano, garante sorte e prosperidade. Na ceia de Réveillon, a fruta pode simplesmente ser colocada à mesa ou ser transformada em uma sobremesa diferente e refrescante, como o bombom gigante de uva.