Bibimbap, churrasco coreano e mais: onde comer comida de dorama em São Paulo

por | ago 5, 2024 | Novidades

São Paulo tem uma infinidade de opções para quem sonha em provar comida de dorama

É comum que quem assiste a k-dramas (mais conhecidos como doramas coreanos) e se interesse pela culinária mostrada nessas séries e filmes. Colorida, diferenciada e potencialmente desconhecida para algumas pessoas, a culinária coreana está cada vez mais presente no Brasil – e, abaixo, listamos locais em que você pode conhecê-la:

Onde comer comida de dorama em São Paulo

Em doramas, é comum ver personagens consumido carnes grelhadas na mesa, pratos cheios de vegetais e muito, mas muito frango frito. A culinária coreana típica se baseia em alimentos como arroz, tofu, vegetais (como acelga, broto de feijão e mais) e carne vermelha, todos preparados de formas variadas.

Na Coreia do Sul, é comum encontrar pratos ensopados, grelhados na própria mesa, divididos em “pequenos pratos” (“banchan”), preparados no vapor e, é claro, envoltos em muita pimenta. Confira abaixo alguns pratos comuns e onde encontrá-los em São Paulo;

Bibimbap

Bibimbap é comida de dorama (Crédito: Reprodução/Instagram @portaldacoreia)

Um dos mais tradicionais pratos coreanos é o bibimbap, espécie de “risoto” cheio de vegetais. Ele consiste em uma cama de arroz branco coberta por alguns tipos de vegetais (como cenoura, pepino, broto de feijão, entre outros), carne moída ou fatiada e uma gema de ovo crua. Servido em uma panela de ferro, ele deve ser misturado de forma a mesclar a gema com os demais ingredientes, formando uma comida bem cremosa e colorida.

É possível provar um bibimbap bem tradicional e excepcionalmente delicioso no Portal da Coreia, restaurante que já recebeu uma série de prêmios por sua gastronomia.

Portal da Coreia

Rua da Glória, 729 – Liberdade

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 14h30 e das 18h às 21h30.

Tteokbokki (“topoki”)

Comida de dorama
Tteokbokki (Crédito: Reprodução/Instagram @buzarestaurante)

O tteokbokki também é outro prato comum da culinária coreana, apreciado como um tipo de aperitivo. Ele consiste em uma massinha semelhante ao nhoque, mas mais compridas e feitas de arroz. Elas são cozidas e, posteriormente, adicionadas a um caldo bastante apimentado com ovos cozidos, eomuk (massinha de peixe), cebolinha e, ocasionalmente, queijo.

Para quem não curte alimentos muito apimentados, há locais que servem tteokbokki com um molho mais suave – e, no restaurante Buzá, é possível encontrar as duas opções. Esse prato também existe em versões para se fazer em casa de forma semelhante ao nosso miojo em supermercados especializados em produtos asiáticos.

Buzá

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 177 – Pinheiros

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 22h e até às 22h30 aos finais de semana.

Churrasco coreano

Churrasco coreano (Crédito: Reprodução/Instagram @churrascariachosungalbi)

Uma das comidas de k-drama que muita gente sonha em provar é o famoso churrasco coreano. Ele é preparado na mesa, em chapas especiais sob a brasa ou um fogareiro a gás. Nele, são preparadas carnes como contrafilé, panceta, peito bovino e mais, além de frutos do mar (como lula e camarões).

Após o cozimento das carnes, que são servidas em pedaços pequenos, é comum fazer “trouxinhas” usando uma folha de alface, arroz e molho de pimenta. Esses pratos acompanham o famoso banchan: coletânea de preparações em quantidades pequenas.

Em São Paulo, há muitos restaurantes coreanos que servem esse tipo de refeição. Um deles, que inclui até sistema rodízio com carnes à vontade, é o Cho Sun Gal Bi, que tem uma unidade no Bom Retiro, e outra na Liberdade.

Cho Sun Gal Bi

Rua dos Bandeirantes, 459 – Bom Retiro

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 14h30 e das 17h às 22h. Aos domingos, o local funciona direto entre 12h e 20h.

Rua da Glória, 663 – Liberdade

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 14h30 e das 17h30 às 21h30 (de sábado, o expediente do almoço vai até 15h30, enquanto aos domingos o local funciona direto entre 12h e 20h).

Frango frito coreano

Comida de dorama
Frango frito coreano com e sem pimenta (Crédito: Reprodução/Instagram @wabar_brasil)

O frango frito à moda coreana é diferente do que se prepara no Brasil. Em muitas das receitas, ele também vem com molho de pimenta levemente adocicado – e é uma comida de dorama bem comum nas produções sul-coreanas.

Encontrar frango frito coreano em restaurantes especializados nessa culinária é bem fácil. Quem busca uma experiência bem imersiva pode consumi-lo no Wa Bar, que serve diversas “comidas de boteco” dessa culinária.

Wa Bar

Rua Prates, 613 – Bom Retiro

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 17h à 1h (às sextas e sábados, o expediente se estende até 4h da manhã).

Kimchi bokumbap

Bokumbap (Crédito: Reprodução/Instagram @komahrestaurante)

Esse prato consiste em arroz com kimchi, acelga apimentada e fermentada que é um dos alimentos mais comuns da culinária coreana. Ele geralmente vem sob um ovo frito de gema mole – e, em São Paulo, um restaurante reinventou essa receita: o Komah.

Komah

Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 12h às 15h e das 18h30 às 23h (às quartas e sábados, o local abre para expediente noturno às 19h – e, aos sábados, encerra o expediente de almoço às 16h).

Comida de dorama: mais opções famosas

Nesses mesmos locais ou em outros restaurantes de culinária coreana, também é possível se deliciar com pratos como:

  • Japchae: macarrão de batata doce com legumes e cogumelos;
  • Bulgogi: carne fatiada e marinada em molho de soja, alho e gergelim (levemente adocicado)
  • Soju: bebida destilada à base de arroz, batata ou batata doce (há versão pura e saborizada)
  • Ramyeon: macarrão instantâneo preparado à moda coreana
  • Kimbap: espécie de sushi recheado com carne, panceta suína apimentada, entre outros

Gastronomia