Estas comidas são tão especiais que viraram “Patrimônio da Humanidade”: baguete e mais

Desde 2008, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) mantém uma lista com práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas de nações, comunidades e grupos, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Nesses 15 anos, 657 manifestações culturais já foram eleitas, entre elas várias comidas e bebidas. E a mais recente edição incluiu a famosa baguete francesa na lista de bens imateriais do mundo. Não o tradicional pão comprido em si, mas sim o fazer artesanal e a cultura que envolve a produção do alimento.

Baguetes
Sergio Arze/Unsplash

Conheça outras comidas e bebidas que, por serem tão especiais e representativas, já foram consideradas pela UNESCO Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade:

7 comidas que são Patrimônio Cultural pela UNESCO

Pizza napolitana

Assim como acontece com a baguete, não é a pizza em si que é considerada patrimônio cultural, e sim o pizzaiolo napolitano, ou seja, o indivíduo que prepara e a assa a massa em um forno à lenha, aquecido a a 420ºC, por exatos 90 segundos.

Pizza napolitana
Aurélien Lemasson-Théobald/Unsplash

Cuscuz

As formas como são produzidas e consumidas o alimento feito a partir de sêmola de trigo duro triturado na Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia entraram para a lista de patrimônio imaterial em 2020.

Acarajé

O Brasil, claro, não poderia ficar de fora da seleção da UNESCO. Em 2005, as chamadas comidas de baianas, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, foram consideradas Bens Culturais Imateriais do Brasil. O acarajé, bolinho frito preparado a partir de feijão fradinho, é certamente o exemplo mais conhecido e celebrado deste tipo de cozinha.

Acarajé
BrazilPhotos/Istock

Cerveja belga

A produção da bebida na Bélgica remonta ao século 9 e, na época, era conduzida por monges. Hoje, o país segue como referência na fabricação de cerveja, com mais de 1 mil tipos diferentes.

Kimchi

Alimento tradicional na culinária das Coreias do Sul e do Norte, o kimchi é o nome dado a vegetais (geralmente repolho) salgados e fermentados na pimenta. Os temperos podem variar de acordo com cada região e, normalmente, incluem gengibre e alho.

Kimchi
Portuguese Gravity/Unsplash

Washoku

O washoku não é um tipo de alimento ou prato específico, mas sim uma culinária tradicional do Japão que promove o uso de ingredientes locais e naturais, como arroz, peixe e vegetais, respeitando as estações do ano.

Pão-folha

O famoso pão árabe também já foi listado como bem imaterial por representar a culinária armênia e por ser parte integrante da cultura de países como Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Quirguistão e Turquia.

Descobertas gastronômicas