Ranking internacional elege os 10 piores pratos do Brasil com escolhas polêmicas: cuscuz paulista, pé de moleque e mais

por | out 23, 2024 | Novidades

Entre as piores comidas do Brasil segundo o atlas estão também itens como sequilho e sagu

Que o cuscuz paulista é polêmico, a maioria das pessoas sabe. O que muita gente não sabe, porém, é que sua mistura de ingredientes e sabores gera confusão até mesmo fora do país – junto de uma lista de outros pratos da culinária brasileira que não são nada bem-vistos mundialmente.

Conheça as comidas brasileiras mais rejeitadas do mundo segundo o ranking atualizado do Taste Atlas:

Ranking elenca as “piores comidas brasileiras”

No ranking geral de preparações rejeitadas no Taste Atlas, o Brasil aparece pela primeira vez apenas na 88ª posição. O prato que ocupa o 1º lugar entre as comidas brasileiras mais polêmicas é o cuscuz paulista – mas ele não vem sozinho e é acompanhado por alguns dos pratos mais tradicionais do Brasil.

2º lugar: arroz com pequi

Fruto espinhoso, o pequi protagoniza esse prato que é relativamente simples. Ele é preparado com arroz, um refogado de cebola e alho e, é claro, o pequi, que traz sabor semelhante ao de queijo.

Arroz com pequi (Crédito: Reprodução/Band)

3º lugar: maria-mole

Muito popular no Brasil, esse doce não é muito bem-visto pelo mundo. Ele é feito com gelatina, coco, ovos e açúcar, e tem uma textura puxa-puxa inconfundível.

4º lugar: sequilho

Surpreendentemente, o tão conhecido e amado biscoitinho de leite, manteiga, amido de milho e ovos é outro item pouco apreciado fora do Brasil.

5º lugar: sagu

Se dentro do Brasil ele já divide opiniões, imagine entre quem não faz parte da cultura e não está acostumado a ver essas bolinhas com caldo colorido? O sagu é feito com bolinhas de mandioca que, quando cozidas, ficam gelatinosas. A preparação original consiste em cozê-las no vinho tinto e saborizar a preparação com outros ingredientes.

Há também o sagu com sabor, cujas bolinhas ficam envoltas em gelatina em sabores diversos como uva, limão e mais.

Sagu (Crédito: Reprodução/GNT)

6º lugar: tareco

Assim como o sequilho, o tareco é um biscoitinho. Esse item é originário de Pernambuco e feito com farinha, açúcar, ovos e essência de baunilha.

7º lugar: ostra ao bafo

Ostras podem ser comidas cruas, mas há quem prefira prepará-las de uma forma específica. Nesse preparo, as ostras são cozidas em água com cachaça e, assim que as conchas se abrem, elas sofrem um choque térmico em uma travessa de gelo. Isso faz com que o cozimento seja muito breve, e o alimento é servido frio.

8º lugar: pé de moleque

Extremamente tradicional, o pé de moleque é um doce comum e amado por muitos – mas não necessariamente fora do Brasil. Esse prato clássico é preparado com amendoim e caramelo.

Pé de moleque (Crédito: Reprodução/GNT)

9º lugar: quibebe

Mais conhecido no Nordeste do Brasil, o quibebe é um purê de abóbora que também traz na preparação ingredientes como cebola, pimenta e gengibre.

10º lugar: maniçoba

Muito conhecido especialmente por quem vive no Pará, a maniçoba é parecida com a feijoada – mas, em vez de feijão preto, é usada a folha da mandioca brava (maniva). Isso exige um processo especial para eliminar a toxicidade do alimento – e, no cozimento, adiciona-se ainda pedaços de carne. A maniçoba é servida com arroz e farinha.

Novidades e curiosidades gastronômicas