Comemorando a vitória da seleção brasileira contra o Japão na última segunda-feira, 6 de junho, o jogador Neymar publicou no Instagram uma foto com uma garrafa do vinho Romanée-Conti, considerado um dos mais caros e prestigiados do mundo.
Simplesmente o Neymar com uma das garrafas de vinho mais caras do mundo.
Só não compro uma igual pq não gosto de vinho.
Servidos pivetes? pic.twitter.com/SDiquw4SW8
— memes futebolisticos. – vito (@Mfutebolisticos) June 6, 2022
Da safra de 1992, o vinho francês exibido pelo craque custa cerca de R$ 206 mil e, claro, virou assunto na web. Fora da realidade da imensa maioria da população, o preço exorbitante não chega a pesar tanto no bolso do jogador, que tem salário mensal equivalente a R$ 22 milhões no clube PSG.
Por que o vinho Romanée-Conti é tão caro?
O vinho francês Romanée-Conti é lendário e tido como um dos maiores da história. Mas não é “apenas” a qualidade da bebida que faz com que ela tenha preço tão elevado. Sua produção também é muito limitada, transformando o vinho em uma verdadeira peça de colecionador.
De acordo com informações do site Vinfolio, especializado em vinhos, somente 450 caixas de Romanée-Conti são produzidas anualmente, se tornando raros antes mesmo de chegarem ao mercado. Com o tempo, eles se tornam ainda mais difíceis de encontrar e, com o passar das décadas, o número de garrafas fechadas diminui e os preços disparam.
Complexo, o Romanée-Conti é produzido a partir de uvas Pinot Noir cultivadas em um dos maiores terroirs da Borgonha: o monopolo Romanée-Conti, na comuna de Vosne-Romanée, no leste da França. As vinhas da propriedade têm mais de 50 anos e dão ao vinho sabores maduros logo de cara. Com 20 anos ou mais de idade, esses sabores se tornam ainda mais proeminentes e refinados.
E além de ser um dos vinhos mais celebrados do planeta, o Romanée-Conti é ainda um dos mais falsificados do mercado. Portanto, é bom não se animar demais se encontrar uma garrafa com preço “imperdível”.
A demanda pela bebida é tão alta e a oferta é tão baixa que vendedores fraudulentos criam garrafas de vinho falsificadas para vender a compradores desavisados. Por isso é importante autenticar as garrafas com antecedência e só comprar vinho através de redes de vendedores confiáveis.