8 bons motivos para você perder de vez o preconceito com o coentro na comida

Há quem ame, mas também quem odeie esse verdinho. O coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas. De aroma perfumado e sabor marcante, o coentro possui outros benefícios para saúde. Conheça alguns deles:

Razões para amar coentro

1. Fonte de vitaminas
Excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno, apenas uma pequena quantidade de folhas e sementes de coentro já é suficiente para suprir mais de 1/3 de nossas necessidades diárias de vitamina C. Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C também atua na formação de colágeno, nutriente essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele.

2. Regulador dos níveis de pressão arterial
O coentro é um tempero capaz de reduzir a hipertensão arterial, além de ser rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. É que o balanço iônico entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão das artérias.

3. Impede o acúmulo de gordura
As folhas de coentro contêm limoneno, uma substância fitoquímica que age como um hormônio natural e dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal. O limoneno ajuda a eliminar toxinas e gorduras do corpo, além de compostos que estimulam a produção da bile, substância produzida no fígado, e é liberada no intestino para isolar a gordura e facilitar a absorção dos nutrientes.

4. Facilita a digestão
As propriedades do coentro estimulam o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases, o que auxilia no tratamento de males digestivos, como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. O coentro também estimula o peristaltismo, ou seja, os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Isso torna o coentro um laxante suave e natural.

shutterstock

5. Trabalha como um detox
O coentro é considerado um poderoso detox, pois facilita o trabalho do fígado na eliminação das toxinas e contribui para uma diminuição das inflamações. E quanto menos inflamação no organismo, menor o acúmulo de gordura, maior a diminuição do peso.

6. Previne diabetes
O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante, combatendo radicais livres. Em uma pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea, além de reestabelecer os níveis normais de antioxidantes diminuídos em razão da diabetes. Os antioxidantes também são essenciais para prevenção do envelhecimento precoce e de doenças graves, como o câncer.

7. Regula o colesterol
O coentro possui compostos que ajudam a melhorar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Como citado anteriormente: antioxidantes, vitaminas, e também óleos essenciais fitoterápicos e fibras alimentares que atuam na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).

8. É anti-envelhecimento
Por conter antioxidantes, um dos principais benefícios do coentro é combater os radicais livres e impedir a degeneração precoce de células sadias. Na prática, o tempero verde que tanta gente reclama na comida, o coentro pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e também diminuir o risco de algumas doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer, e outras condições como o câncer e o diabetes.

Benefícios dos vegetais