Considerado um dos ingredientes mais versáteis da cozinha, o ovo traz propriedades nutritivas que só colaboram com a dieta. Rico em proteínas, vitaminas A, D e E e minerais como ferro, fósforo, iodo e potássio, o ovo está entre os alimentos que contribuem com a massa muscular, sensação de saciedade e, ainda, retarda o envelhecimento da pele.
Poché, mexido, estrelado, omelete: as opções de preparo são tantas que é possível aproveitar os benefícios deste ingrediente diversificando a forma de fazer todos os dias.
Maneiras de preparar ovo
O ovo pode ser frito ou cozido de forma rápida ou ainda feito de maneira mais elaborada, para ser incluído no cardápio em qualquer ocasião. Veja 8 jeitos diferentes de prepará-lo:
Ovo poché
Apesar do nome difícil, este tipo de ovo é feito só com água e vinagre. Para fazer, basta quebrar o ovo em um recipiente ao mesmo tempo em que ferve uma panela com água e vinagre no fogo. Depois, é só mexer, desligar o fogo e colocar o ovo lentamente no meio, fechar a panela e cozinhar por alguns minutos.
Ovo cozido
Para fazer esse preparo super fácil é só colocar o ovo na água e deixar ferver entre 10 e 15 minutos. Depois, espere esfriar para retirar a casca ou utilize esse truque prático para descascar sem usar as mãos. Tempere a gosto antes de servir.
Ovo mexido
O preparo do ovo mexido é bem simples: basta quebrar os ovos em um recipiente e adicionar um pouco de manteiga. O truque é não mexer e colocar direto na frigideira. Com uma espátula ou colher de pau, mexa de forma delicada e continue o processo até que o ovo esteja na consistência desejada – ovos mais durinhos devem ficar mais tempo e, os mais cremosos, retidados mais cedo.
Ovo quente
Este preparo é quase um ovo cozido, mas com menor tempo no fogo. Para fazer, é preciso cozinhar os ovos em água fervente e sal por 3 minutos. Retire da panela e, com uma faca, corte apenas a parte de cima dos ovos, sem descascar. A clara fica bem firme e a gema molinha e cremosa.
Omelete
O truque da omelete é acrescentar ao ovo batido em um recipiente outros ingredientes como cebola, tomate, cogumelos, queijo ou espinafre. Depois, misture todos os ingredientes e coloque na panela ou micro-ondas.
Ovo no forno
O truque para fazer o ovo no forno é usar creme de leite: primeiro quebre os ovos e coloque em pequenas tigelas untadas de manteiga. Acrescente, então, duas colheres de creme de leite e temperos a gosto. Tampe e leve ao forno pré-aquecido por 7 minutos. Se preferir a gema mais dura, a dica é deixar por até 10 minutos.
Ovo frito sem óleo
Esta versão substitui o óleo por água, deixando a preparação ainda mais saudável. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque o ovo quando tiver bem quente. Adicione um pouco de sal e uma colher de sopa de água antes de cobrir com uma tampa e deixar cozinhar.
Ovo recheado
O diferencial deste ovo é que você pode rechear com os ingredientes que desejar. Para preparar, é preciso cozinhar os ovos inteiros. Depois, descascar e cortar ao meio, retirando a gema com cuidado. Na sequência, coloque o recheio no meio da clara – que pode ser carne moída, tomates com manjericão ou queijo – e cubra com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar.