Segundo especialistas em culinária, é um erro guardar o alho na geladeira. Para preservar o aroma e o sabor do alimento, é melhor conservá-lo em temperatura ambiente. Isso porque a refrigeração faz o alho se deteriorar devido à umidade – mas não se você fizer alho triturado ou descascado da seguinte forma:
Alho triturado ou descascado: como guardar
É possível guardar alho triturado ou apenas descascado na geladeira, mas com alguns cuidados. É preciso utilizar um pote com tampa e que feche bem. Para guardar, é preciso higienizar o recipiente, triturar o alho bem miudinho com a ajuda de um processador de alimentos ou liquidificador e usar o truque secreto: azeite ou óleo.
Muitos acreditam que é preciso adicionar sal ao tempero triturado para mantê-lo na geladeira, mas isso não é verdade e ainda pode salgar demais a comida. Caso adicione sal à preparação, ela durará ainda mais. O segredo da durabilidade e prevenção da umidade está em cobrir o alho triturado ou descascado com óleo ou azeite.
O ideal é consumi-lo em até 10 dias fora da refrigeração, ou em cerca de uma mês se guardado na geladeira.
Pode congelar alho cru?
Embora algumas pessoas se oponham ao congelamento do alho porque sua textura e sabor mudam um pouco, essa pode ser uma boa opção para quem o utiliza com pouca frequência. Você pode congelar o alho de duas maneiras:
- Inteiros e com casca: quando for usar é só retirar quantos dentes quiser da embalagem;
- Descascados picados ou triturados para congelar em forminhas de gelo cobertas de azeite ou óleo.