De origem russa, o estrogonofe há tempos deixou de ser um prato sofisticado, de festa, para se tornar uma preparação comum e bastante popular nos lares e nos restaurantes.
Acredita-se que o estrogonofe tenha surgido no século 19, como criação do chef francês Charles Briere que, na época, trabalhava para uma nobre e tradicional família da Rússia, os Stroganov. Daí viria também o nome do prato.
Em meados dos anos 1930, imigrantes russos levaram o prato para os Estados Unidos e, na Europa, a preparação começou a se tornar popular depois da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, o estrogonofe virou símbolo de sofisticação entre as décadas de 1960 e 1970.
Desde então, a preparação passou por diversas mudanças. Originalmente, por exemplo, a receita não levava molho de tomate (muito menos catchup) e tinha creme azedo no lugar do creme de leite. O estrogonofe ainda era servido com batata assada, em vez de batata frita ou palha.
Receita de estrogonofe
Ingredientes:
- 300 g de filé-mignon cortado em tirinhas
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
- 2 colheres (sopa) de óleo
- ½ cebola picada
- 1 colher (chá) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de cogumelos Paris em fatias
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco
- 2 colheres (sopa) de água
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela pequena em fogo baixo, dissolva o açúcar na água com a mostarda e o extrato de tomate e reserve. Em outra panela maior, aqueça o óleo e doure a carne, temperando com sal e pimenta-do-reino. Retire a carne e reserve.
Na mesma panela da carne, refogue a cebola e adicione os cogumelos, mexendo bem. Junte a carne e a mistura de mostarda com açúcar e extrato de tomate e cozinhe em fogo baixe. Se necessário, acrescente mais um pouco de água quente. Quando a carne estiver cozida, acrescente o creme de leite, misture bem para incorporar os sabores, deixe aquecer e pronto.