Carnes que mais combinam com cachaça e dicas ao usar a bebida na hora de cozinhar

por | set 27, 2016 | Receitas

Cachaça e carne são dois ingredientes que se dão bem. Além do álcool ser um excelente conservador, toda personalidade da cachaça, que é resultado do seu processo artesanal de fabricação, também pode favorecer o sabor de um prato. Principalmente, se for de carne. A cachaça mais indicada para marinar carnes é a branca. Neste caso, não só o álcool é indispensável assim como temperos como ervas (sálvia, salsinha) e especiarias (pimenta, curry).

Quais carnes mais combinam com cachaça?

Existem diversos cortes de carne que combinam com uma boa cachaça. No entanto, as carnes que rendem bons cozidos de panela são as que mais agradam com o paladar da cachaça: maminha, picanha, costela, filé mignon.

Além dos cortes nobres de carne, outros pratos populares e típicos do regionalismo culinário também combinam muito bem com a bebida. Como por exemplo, a rabada e a buchada podem ter seu sabor ressaltado e o paladar ainda mais aguçado com a harmonização.

shutterstock

Dicas para usar cachaça na cozinha

  • Um prato leve pede uma cachaça com menor teor alcoólico, enquanto uma preparação mais encorpada exige um grau de teor alcoólico maior. 
  • As comidas condimentadas podem ser harmonizadas com opções de aguardente mais aromáticas, e os pratos gordurosos aceitam bem as cachaças com toque amadeirado.
  • Escolha uma cachaça de boa qualidade. Repare no fundo garrafa se não há depósitos decorrentes dos processos da cachaça, pois esses resíduos podem acabar indo para a comida.
  • Como o sabor da bebida é marcante, cuidado com a dose para não exagerar e estragar a receita. Dependendo do tipo de cachaça escolhida, seu aroma pode se sobressair ao da carne e demais ingredientes.
  • A cachaça pode amaciar carnes, quebrar gorduras de alguns pratos e agregar sabor inesquecível. Mas tudo depende da cachaça escolhida: a tradicional (branca) é mais fresca e mais pronunciada, já a dourada é envelhecida, geralmente, em tonéis e isso traz nuances amadeiradas ao sabor.
  • Dependendo do resultado desejado, a bebida é adicionada no início da receita ou durante o cozimento para ir reduzindo enquanto amacia uma carne, por exemplo.

Mais curiosidades sobre bebidas alcoólicas