Se você adora comer legumes cozidos, mas não gosta perder as características de cor e textura que eles têm enquanto crus, precisa aprender como branquear. É que algumas variedades, como a couve-flor e o brócolis, podem ficar amarelados ou com uma cor opaca após o cozimento.
Veja abaixo a forma correta de preparar brócolis e couve-flor para que eles fiquem com a cor bem viva.
Como branquear vegetais
O branqueamento é um método de preparação de alimentos em que os vegetais são cozidos por um curto período de tempo – em água fervente ou a vapor – e, em seguida, resfriados imediatamente. A segunda parte do processo é feita com uma tigela de água gelada.
Quando feito corretamente, o branqueamento do brócolis, por exemplo, preservará a cor verde-clara do vegetal e a textura crocante.
No caso da couve-flor, para mantê-la bem branquinha mesmo após cozida, adicione um pouco de leite à água do cozimento. Porém, você também pode fazer o processo de branqueamento”com o choque térmico, assim como se faz com o brócolis.
Branqueamento e congelamento
Outra vantagem de saber como branquear vegetais é que esse passo é essencial na hora de congelá-los. Congelar verduras cruas faz com que elas fiquem “queimadas” devido às baixas temperaturas – e branqueá-las garante o congelamento deles na textura perfeita.
O branqueamento favorece também o descongelamento, já que, ao descongelar essas verduras no micro-ondas ou no vapor, elas não podem estar muito cozidas para que não fiquem moles demais.
Passo a passo de como branquear
Ferva os legumes por três minutos apenas para escaldá-los. Logo que se passarem os três minutos após a fervura, remova os vegetais da água. Nesta etapa, eles devem estar parcialmente cozidos, mas ainda firmes. Se ficarem muito macios ou murchos, eles não conseguirão reter tanto sabor e nutrientes por muito tempo.
Então, escorra os vegetais em um escorredor de macarrão ou peneira, e coloque-os no banho de gelo imediatamente. Este resfriamento rápido sela o sabor e os nutrientes do vegetal e as cores.