Como descontaminar esponja de cozinha: cientistas indicam jeito certo

por | out 5, 2017 | Receitas

ShutterStock

Pesquisadores da Faculdade DeVry Metrocamp de Campinas (SP) analisaram as esponjas de lavar louça e chegaram a uma aterrorizante conclusão: em apenas duas semanas de uso elas acumulam milhões de fungos e bactérias que podem causar doenças graves. A única maneira de se defender desses riscos é higienizando o utensílio da maneira correta.

Bucha de lavar louça é muito suja

Os pesquisadores analisaram amostras de esponjas usadas por 15 dias sem qualquer tipo de higienização e descobriram quase 700 milhões de micro-organismos capazes de causar febre, diarreia, problemas de pele e pneumonia.

“Nas esponjas sem data estipulada de início de uso foram encontrados milhões de bactérias e fungos. Já naquelas que foram usadas apenas por 15 dias, mas com a adoção de métodos de higienização, essa contagem ficou bem reduzida, atingindo em torno de 500 ou menos bactérias ou fungos”, relataram.

A maioria dos fungos e bactérias da esponja de cozinha está presente no corpo humano e no ambiente, mas a quantidade excessiva é que coloca a saúde em risco, especialmente a de crianças e idosos.

Para evitar este problema, os pesquisadores recomendam respeitar o prazo de validade das esponjas, que é de, no máximo, 15 dias, além caprichar na higienização diária.

Como higienizar esponja de pia?

Shutterstock

Truque 1

Coloque a esponja para ferver submersa em água por 10 minutos no micro-ondas ou no fogão. Depois, é só torcer e guardar em um local seco até o próximo uso.

Truque 2

Ponha de molho em solução com duas colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água quente por 10 minutos. Depois, retire toda a água e guarde o acessório enxuto.

“É importante que a esponja fique sempre submersa, assim os dois lados ficam em contato com a água quente. Em seguida, é só torcer bem e guardar em lugar seco e arejado”, recomenda a microbiologista da instituição, Rosana Siqueira.

Truques de cozinha