Como fazer carnes no forno sem deixar ressecar: dicas e truques garantem suculência

O preparo de carne assada é bastante fácil, mas exige tempo, planejamento e alguns cuidados para que ela não acabe dura, ressecada e sem sabor. Aprenda os truques e as dicas para fazer carne de forno suculenta e macia:

Dicas para fazer a carne assada perfeita

Para preparar carne de forno suculenta é recomendado optar por peças inteiras, de pelo menos 1 kg, que correm menos riscos de ficarem ressecadas. O tipo de corte também faz diferença: maminha, costela, acém e picanha são considerados os melhores para o assado.

O segundo passo é apostar em uma boa marinada que, além de dar sabor, deixa a preparação macia e suculenta. A peça de carne deve ficar marinando de um dia para outro em líquidos como cerveja, vinho ou suco de laranja, por exemplo. Importante: o sal tende a desidratar a carne e, por isso, deve ser adicionado apenas na hora de levar a peça ao forno.

Uma boa carne assada exige longo tempo de cocção em baixa temperatura. Para que a umidade da peça seja mantida, ela deve ser assada por pelo menos 3 horas envolvida em papel alumínio. Em seguida, retire o papel alumínio e mantenha no forno por mais 30 minutos para que a superfície fique tostada. A temperatura de forno ideal para esse tipo de preparo é de, no máximo, 180 graus.

Por fim, espere a carne descansar por pelo menos 10 minutos antes de cortar. O tempo de repouso é importante porque faz com que a temperatura interna da peça se equipare à temperatura da parte mais externa, garantindo que seus líquidos se espalhem por todo o corte.

Receitas com carne, frango e peixe