Como fazer cebola caramelizada: receita não precisa necessariamente de açúcar

Fácil de fazer, a cebola caramelizada tem o poder de transformar qualquer preparação. Além de sabor, ela garante cor e textura extras a tortas, risotos, massas, purês, etc. Aprenda duas formas de preparar o acompanhamento douradinho e levemente adocicado, com e sem açúcar:

Cebola caramelizada: como fazer

Receita com açúcar
Corte 1 cebola em meias-luas finas e coloque as fatias em uma frigideira aquecida em fogo médio com 1 colher (sopa) de manteiga. Mexa bem, adicione 1 pitada de sal e, quando a cebola começar a ficar transparente, acrescente 1 colher (sopa) de açúcar.

Abaixe o fogo e vá mexendo de tempos em tempos até que a cebola fique com aspecto dourado. A cebola caramelizada com açúcar é a versão mais rápida da preparação, já que o ingrediente agiliza o processo.

Purê de batatas com cebola caramelizada
ALLEKO/Istock

Receita sem açúcar
Corte 1 cebola em meias-luas finas e coloque em uma frigideira aquecida em fogo médio com 1 colher (sopa) de manteiga. Adicione 1 pitada de sal e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que o fundo da frigideira comece a dourar.

Neste momento, abaixe o fogo e acrescente algumas gotinhas de água. Mexa novamente, raspando bem o fundinho da frigideira. Além de garantir mais sabor, o queimadinho do utensílio ajuda na caramelização do alimento.

De tempos em tempos, vá juntando mais algumas gotinhas de água, mexendo bem, até que a cebola fique bem dourada. O processo pode levar entre 15 e 25 minutos e precisa ser feito com calma. Tentar aumentar o fogo para agilizar a preparação aumenta o risco de a cebola queimar e ficar com sabor desagradável. Neste processo, a cebola carameliza nos próprios açúcares.

Acompanhamentos e petiscos