Como garantir que o frango grelhado fique suculento

por | jun 30, 2016 | Receitas

Peito de frango grelhado é uma ótima opção para refeições rápidas e saudáveis. No entanto, devido à pressa ou falta de técnica, em quase 100% das vezes o filé acaba ficando seco demais depois de frito. Existem métodos fáceis que garantem que o frango grelhado fique douradinho por fora e suculento por dentro. Veja algumas dicas:

Leia também:

25 truques básicos que todo cozinheiro novato precisa conhecer

22 regras essenciais para congelar e descongelar comida corretamente

9 coisas que nunca devem ir ao micro-ondas, mas que você já deve ter levado

A forma mais garantida de não esturricar o peito de frango é usar filés finos, pois eles cozinham mais rapidamente, não dando tempo para que a carne seque. Envolva a peça em filme plástico e bata com um martelo de bater bife para afiná-la. (Crédito: Thinkstock)

Se você prefere filés mais grossos, pode tentar a seguinte técnica para mantê-los úmidos durante a cocção: enquanto estão fritando, pingue água aos poucos sobre o filé. Espere evaporar e pingue novamente. Faça isso até que o frango esteja completamente cozido. (Crédito: Reprodução)

Outra opção é selar o peito de frango na frigideira e terminar de cozinhá-lo no forno. Aqueça bem a panela e coloque um fio de óleo. Coloque o frango e deixe selar por 1 a 2 minutos. Cheque se a base está dourada, vire e sele do outro lado. Quando ele também estiver dourado, leve a frigideira ao forno médio (ela deve ser própria para isso). A peça deve cozinhar em cerca de 10 minutos, mas cheque sempre para ver quando estiver no ponto. (Crédito: Thinkstock)

Se for fazer o filé na frigideira, o processo inicial é o mesmo. Depois de selar os dois lados, reduza o fogo para médio e espere terminar de cozinhar. Aperte o centro da peça para sentir se ainda está muito mole ou já está no ponto. (Crédito: Thinkstock)

É importante não mexer nos filés enquanto eles estão fritando. Algumas pessoas fazem isso para obter o máximo de sabor e deixar o frango dourado, mas isso pode comprometer a suculência. Também não vire a peça diversas vezes. Sele de um lado, vire e espere terminar de cozinhar. (Crédito: Thinkstock)

Não tampe a frigideira: isso fará com que o frango cozinhe no vapor ao invés de fritar. (Crédito: Thinkstock)

O corte é importante. Depois de remover gorduras e nervos, se houver, é recomendado cortar as laterais da peça, caso sejam muito fininhas. O ideal é que a peça toda tenha mais ou menos a mesma espessura, para que seja cozida igualmente. (Crédito: Thinkstock)

Faça uma marinada. Além de dar mais sabor, ela ajuda a umidificar o frango. Use um ácido (suco de limão, vinagre, etc.), um óleo (azeite de oliva é o mais indicado) e temperos a gosto (sal, pimenta, ervas frescas ou secas, etc.). (Crédito: Thinkstock)

Para ajudar a marinada a penetrar o interior da peça, você pode fazer pequenos cortes superficiais dos dois lados do peito de frango. (Crédito: Reprodução

Diferente da carne bovina, o frango nunca deve estar rosado por dentro, pois isso é perigoso. Em último caso, se estiver na dúvida, faça um corte para checar se o interior está branco. (Crédito: Thinkstock)

A manteiga deixa o filé de frango mais dourado do que o óleo ou azeite. (Crédito: Thinkstock)