Você sabia que cebolas inteiras não podem ser guardadas na geladeira? Apesar de muitas pessoas acreditarem que o refrigerador sempre ajuda a conservar os alimentos, um estudo feito pelo Departamento de Agricultura e serviços de nutrição e comida dos Estados Unidos concluiu que isso não vale para as cebolas.
Cebola estraga na geladeira?

A temperatura baixa da geladeira transforma o amido presente nas cebolas em açúcar e faz com que elas murchem e estraguem mais rápido do que quando são armazenadas em temperatura ambiente.
Por isso, o correto é armazená-las fora da geladeira em um local seco e arejado e consumi-las em até uma semana.
Como guardar cebola picada?
Depois de cortada, a cebola deve ser colocada dentro da geladeira em um pote bem fechado por no máximo dois dias.
“Mais do que isso começa a mudar o cheiro e ela fica muito aguada”, explica Malu Lobo, culinarista funcional e natural do site Nutra Saúde na Cozinha.
Se quiser que ela dure mais, triture ou pique a cebola e misture com azeite e um pouco de sal. Só isso já é capaz de fazer com que ela dure de 4 a 5 dias.
Pode congelar cebola picada?
A dica da Malu para quem não tem tempo (nem paciência) de cortar cebola sempre é congelar cebola picada em pequenas porções. Para isso, pique a cebola como desejar, use papel toalha para retirar a umidade e, em seguida, guarde em potes com tampa.
Lembre-se de fazer porções individuais, já que despois de descongelada a cebola não pode ser congelada novamente.
“Não é igual à cebola cortada na hora, mas, para quem não tem tempo, é uma solução melhor do que usar temperos prontos”, comenta Malu.
Conservação de alimentos: Manter folhas verdes no plástico, dentro da geladeira, evita que elas ressequem