Como os espanhóis conseguiram um vinho de cor azul: você aceitaria um gole?

por | jan 9, 2017 | Receitas

Uma bebida que mistura uvas roxas e brancas com pigmentos e aromatizantes naturais acaba de ser desenvolvida por jovens empreendedores espanhóis. O Gïk Blue é um vinho doce e de cor azul vibrante que divide opiniões entre os apreciadores e amantes da bebida fermentada de receita milenar.

Por que é diferente?

Tudo porque o Gïk é uma bebida que mistura diferentes variedades de uvas roxas e brancas com mais dois pigmentos orgânicos, que tornam a bebida azul: a antocianina, retirada da casca da uva roxa, e a indigotina, uma substância orgânica normalmente utilizada como corante alimentar.

Seu sabor, porém, ainda é enriquecido com adoçantes não calóricos para criar um produto que é um cruzamento de vinho e coquetel: de paladar doce e levemente xaroposo. “O Gïk nasceu para ser algo divertido, uma bebida para dar uma agitada no mercado. Queríamos inovar”, diz um dos criadores ao site da BBC.

https://www.instagram.com/p/BM9dyVGhS1x/

Os sócios espanhois, com menos de 30 anos e sem experiência em viticultura, recorreram a engenheiros químicos da Universidade do País Basco para criar um vinho azul que “faz uma fusão entre a natureza e a tecnologia”. Esse processo durou dois anos. O Gïk é atualmente vendido em 25 países e tem planos de entrar no mercado americano no ano que vem.

https://www.instagram.com/p/BMzEKQOB2tC/

Apesar de ser ‘moderna’, no entanto, a novidade tem causado estranhamento entre os apreciadores do tradicional vinho. Hoje em dia pessoas estão cada vez mais inclinadas a consumir produtos naturais inalterados. Por isso, a tendência é escolher vinhos que não tenham nada adicionado nem subtraído, como os biodinâmicos.

Um pouco sobre bebidas alcoólicas