A moela de frango, assim como outros miúdos, muitas vezes acaba sendo desprezada e descartada por seu aspecto pouco atrativo. Mas, quando bem temperada e feita da forma certa, é possível transformá-la em um prato saboroso e bastante versátil. Aprenda como preparar a carne:
Como fazer moela de frango
Dicas para limpar e temperar
O primeiro passo é limpar bem a moela, retirando as partes amarelas da peça. Em seguida, coloque-a em uma panela com água e ferva por 5 minutos.
Escorra e tempere com sal, pimenta-do-reino e demais especiarias à escolha. Colorau, páprica doce e cominho são exemplos de ingredientes que combinam bem com moela.
Deixe a carne descansando por duas horas no tempero antes de usar na receita.
Preparo na panela de pressão
Por ser uma carne bastante dura, o ideal é sempre preparar a moela na panela de pressão. Comece aquecendo um pouco de óleo ou azeite na panela e doure a moela. Reserve. Na mesma panela, refogue cebola, alho e demais ingredientes que desejar, como salsão, tomate, pimentão, etc.
Junte a carne já dourada, adicione 1 xícara (chá) de água, tampe a panela e, quando pegar pressão, cozinhe em fogo baixo por cerca de 25 minutos. Espere a pressão sair completamente antes de abrir a tampa e sirva.
Preparo no óleo quente
A moela de frango feita na panela de pressão é a forma mais tradicional de preparar o prato, mas, depois de cozida, a carne ainda pode ser frita e servida como petisco.
Para fazer o aperitivo de moela frita, prepare normalmente a carne na pressão e empane os pedaços com farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar e pronto.