Tem gente que adora feijão, porém se recusa a comer para evitar os indesejáveis gases ou flatulências. A explicação para esse “efeito colateral” é que a leguminosa contém um tipo de carboidrato que não é facilmente digerido no estômago. Dessa forma, o alimento tem seu processo digestório no intestino, onde as bactérias naturais da flora intestinal acabam fermentando o feijão e provocando gases.
Como evitar gases ao comer feijão?
Para tentar diminuir essa fermentação no intestino que é a grande causa dos gases, a dica é: coloque os grãos de molho em água fervendo de 10 a 15 minutos antes de cozinhar. A alta temperatura da água vai neutralizar a ação das enzimas que quebram o carboidrato, diminuindo a intensidade da fermentação que acontece no intestino.
Depois do descanso, troque a água de duas a três vezes e leve para cozinhar. Também há quem recomende a demolha mais longa, que é feita de um dia para o outro, com ajuda de alguma solução ácida como limão ou vinagre que também elimina grande parte dos antinutrientes.
Ou seja, tanto uma como outra medida ajudam a neutralizar a ação das substâncias que dificultam a absorção dos nutrientes. Entre elas, o ácido fítico ou fitato, que reduz a assimilação ou inibe a absorção de de cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco.
Como fazer feijão
- Como cozinhar feijão na garrafa térmica: veja truque genial
- Truque para tirar gosto de queimado do feijão: como limpar
- Macetes para fazer cada tipo de feijão: preto, carioca, vermelho