Logo Delicioso.com.br

Deliciosas bolachinhas de baunilha!

Novamente uma receita doce em SaboresDoChef!

Estou emocionada, não só pelo doce, mas também porque esta é uma receita ótima e muito simples. Eu sempre a uso com os meus primos (de 6 e 3 anos de idade) e eles adoram esse momento de culinária divertida e promissora, pois, a final, criança ama as bolachinhas.

Então, vamos ver como fazer estas deliciosas bolachinhas de baunilha que espero gostem.

Ingredientes:

  • 3 ovos grandes
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher pequena de fermento em pó
  • 1 colher pequena de essência de baunilha
  • 1 pouco de sal

Passo-a-passo:

O primeiro é colocar os ovos e o açúcar em uma bacia e batê-los com batedeira elétrica até o ponto letra. O ponto letra é quando ao levantar a massa você consegue formar letras com ela pois a consistência é mais firme.

Adicione a baunilha.

Tamisar a farinha de trigo ,o fermento em pó e o sal; incorpore no preparado anterior, com muita calma, em movimentos envolventes e de preferência com colher de madeira. Estes cuidados evitarão que a massa fique baixa na hora de fornear.

Neste ponto você terá duas opções.

A primeira é colocar a massa em uma manga de confeiteiro e com ela colocá-la em uma forma previamente coberta com manteiga e farinha. Cobrir as bolachinhas com açúcar, levar ao forno e assar a temperatura média até que fiquem suavemente douradas.

A segunda opção é fazer a massa ligeiramente mais consistente, cuidando muito o ponto para não colocar muita farinha de trigo. Uma vez que a massa tiver esse ponto, você pode estirar ela e cortá-la com forminhas (podem ser do tipo de forma que você mais gostar, animais, estrelas, etc.). E depois sim cobri-las com açúcar e levar ao forno até que fiquem levemente douradas.

Eu considero que a melhor técnica para trabalhar com crianças é a segunda, não só porque as formas obtidas são mais divertidas, senão porque você permite que elas trabalhem com as mãos, melhorando a manipulação que eles têm e também porque eles podem dar as formas que quiserem, fazer bonecos ou aquilo do que mais gostem e isso estimulará a imaginação, que sempre é positivo.

Bom, pelo menos eu obtenho resultados muito bons quando cozinho com meus primos usando a segunda técnica; eles curtem muito e dão muita risada. Criança sempre se diverte com poucas coisas, se estiverem adequadamente motivadas, segundo minhas crenças.

Algumas ideias…

Uma última dica? Deixem que as crianças decidam com que acompanhar as bolachas, mas elas sempre ficam melhores com um bom chocolate quente, mais ainda no inverno 😉

Boa sorte!