Resistir às delícias das festas de fim de ano é quase impossível. A vontade de provar todas as comidinhas que não fazem parte do cardápio diário leva a um exagero na quantidade ingerida e o resultado é má digestão e sensação de estufamento.
Leia também:
Sugestão de presentes criativos para o Natal
Receita de torta de ricota com nozes e calda de damasco
Como fazer uma ceia de Natal light e não engordar no fim do ano
A nutricionista Vanderlí Marchiori explica que para evitar os desconfortos causados pelos excessos, deve-se recorrer a soluções com propriedades digestivas. “Plantas como o boldo, possuem propriedades benéficas para o fígado; o ruibarbo é digestivo e a cáscara sagrada, que melhora o fluxo da secreção do pâncreas”, afirma.
Alguns medicamentos fitoterápicos encontrados nas farmácias também ajudam a amenizar o problema. Confira seis dicas da especialista para aproveitar as festas de fim de ano sem sofrer com a má digestão.
Como prevenir e combater a má digestão
Exagerou? Uma fatia de abacaxi ajuda a aliviar o desconforto. Crédito: Thinkstock
- Se estiver com fome antes de sair para uma festa com os amigos, coma uma fruta com aveia. Isso garante a saciedade e evita que você caia de boca em guloseimas.
- Não beba líquidos junto com comidinhas para evitar a sensação de estufamento.
- Abusou de carnes e frituras? Uma fatia de abacaxi com raspas de limão e hortelã picados auxilia na digestão.
- Troque as opções fritas por assadas: asse o alimento em forno baixo para garantir o cozimento interno e aumente a temperatura no final para dourar e deixar o alimento crocante.
- Espere pelo menos 15 minutos para atacar a sobremesa. Escolha cuidadosamente o seu preferido e coma um pedaço.
- Na hora da ceia, prefira comprar carnes menores. A tendência é investir em pedaços de pernil ou peru muito grandes, o que induz as pessoas a comerem mais do que o necessário.