Macetes para fazer cada tipo de feijão: preto, carioca, vermelho, branco e mais

Rico em proteína, fibras, ferro, magnésio, zinco e potássio, o feijão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e reconhecido como um poderoso alimento que ajuda no tratamento de doenças como diabetes, obesidade e câncer. Além disso, devido ao seu baixo teor de gordura e sódio, é também indicado para hipertensos e na prevenção de distúrbios cardiovasculares.

Mesmo que o feijão já faça parte do seu dia a dia, vale conhecer os tipos mais utilizados na culinária brasileira e aprender a inovar na hora de preparar o alimento com sugestões de como preparar cada um deles.

Como fazer feijão carioca

O feijão carioca é o tipo mais consumido do Brasil, possui formato arredondado de cor bege com listras marrons, rende bom caldo e cozinha rapidamente. Dica de preparo: troque metade da água do cozimento por um caldo saboroso de carne ou legumes. Para um feijão mais rico, cozinhe-o com toucinho defumado em cubinhos ou linguiça paio em rodelas. O feijão fica pronto mais rápido quando cozido na panela de pressão. A vantagem de cozinhar em panelas grossas é ter controle da textura do caldo, podendo-se ajustá-la pingando água à medida que o caldo evapora, e manter a integridade dos grãos.

Como fazer feijão preto

Utilizado principalmente na feijoada, o feijão preto é mais consumido na região sul e sudeste. Possui grãos pequenos e de cor preta. Dicas de preparo: para dar um toque cítrico, despeje sobre o refogado ½ xícara (chá) de suco de laranja e misture ao feijão cozido.

Como fazer feijão branco

O feijão branco é mais consumido na região sudeste, possui grãos alongados e de cor branca. Ideal para a preparação de sopas, saladas e cassoulets. Utilizado em dietas para emagrecimento, o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar. Para essa finalidade, o ideal é que seja consumida a farinha do feijão. Dica de preparo: para uma textura mais grossa, bata parte do feijão cozido no liquidificador, volte para a panela e cozinhe em fogo brando, até o caldo engrossar. Vale ainda acrescentar carnes e legumes ao refogado para incrementar a sopa e deixá-la mais nutritiva.

Como fazer feijão macassar

Conhecido popularmente como feijão de corda e feijão fradinho, possui formato arredondado de cor clara e com “olho” preto. Dicas de preparo: para temperar, você pode refogar alho e cebola na manteiga de garrafa, adicionar o feijão já cozido e finalizar com coentro picado. Deixar o feijão de molho em água quente faz com que os grãos soltem a pele facilmente.

Como fazer feijão vermelho

É um feijão de grãos avermelhados, pequenos e arredondados. Excelente acompanhamento para saladas e carnes. É muito utilizado também na culinária francesa, no preparo de sopas. Dicas de preparo: este tipo de feijão é indicado para fazer preparações sem caldo, como saladas, farofas, ou simplesmente refogado, com temperos como alho, cebola e cheiro verde.