Da opção mais barata até aquela com um toque mais especial, essas opções seguem a restrição de carne sem que você precise comer o que não gosta
Embora seja um clássico da Páscoa, principalmente devido à restrição de carne vermelha para os católicos na Sexta-feira Santa, o bacalhau divide opniões. Há aqueles que amam e outros que não suportam nem o cheiro.
Se você faz parte do segundo grupo, então, não precisa sofrer nessa data comemorativa. Veja algumas sugestões de receitas sem bacalhau para a Páscoa, mas que seguem a restrição de carne vermelha.
Opções de receitas para a Páscoa
Tilápia gratinada com purê de batata

Cremosa e cheia, essa receita é daquelas que nem parece que tem peixe. Ou seja, perfeita para quem é mais difícil de comer.
Ingredientes:
- 3 batatas grandes
- 500g de tilápia
- 1 pote de requeijão
- Muçarela para gratinar
- Azeitona (opcional)
- Suco de 1/2 limão
- Azeite
- Sal, pimenta e ervas a gosto
Modo de preparo:
Comece descascando e colocando as batatas pra cozinhar com um pouco de sal. Enquanto isso, tempere a tilápia com sal, pimenta e limão. Doure ela em uma frigideira com azeite e reserve.
Quando a batata estiver cozida, amasse no fundo de um refratário que possa ir ao fogo junto com meio pote de requeijão e um pouco de pimenta. Coloque o peixe por cima do purê, cubra com o restante do requeijão, a muçarela e as azeitonas. Então, basta levar para gratinar. Você pode finalizar com salsinha picada. Veja o passo a passo completo da @eloaalmeida88.
Peixe ensopado
Opção perfeita para quem quer gastar pouco, essa receita tem um gostinho de moqueca e aproveita os ingredientes da época. Ou seja, um prato mais barato e mais saboroso.
Ingredientes:
- 500g de postas de peixe branco para fazer ensopado
- ½ cebola cortada em fatias
- ½ pimentão amarelo
- 1 tomate picado
- 2 dentes de alho picados
- 2 pimentas malagueta em fatias e sem semente
- 100ml de leite de coco
- ½ colher (sopa) de azeite de dendê
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- sal a gosto
- limão a gosto
- salsinha ou coentro para finalizar
Modo de preparo:
Primeiramente, comece temperando o peixe com limão e sal e reserve. Então, em uma panela, refogue a cebola com azeite e sal até murchar. Acrescente o pimentão, o alho e a pimenta. Deixe murchar mais um pouco enquanto bate o leite de coco e o dendê.
Despeje a mistura na panela, acrescente os tomates e posicione o peixe. Feche a panela e deixe cozinhar. Finalize com as ervas frescas e ajuste o sal. Veja o passo a passo aqui.
Polvo à Lagareiro

Quer preparar uma receita com um pouco mais de pompa para a data? Essa receita do @tuganacozinha é uma sugestão que sai do óbvio e impressiona.
Ingredientes:
- 1 polvo
- 4 cebolas chalota
- 8 a 9 dentes de alho
- Batatas pequenas
- Coentro a gosto
- Alecrim a gosto
- Azeite a gosto
- Louro
Modo de preparo:
Comece picando as cebolas e 5 dentes de alho. Então, regue uma forma com um pouco de azeite e coloque o polvo por cima. Ele pode estar até um pouco congelado, o que vai ajudar a deixá-lo mais macio. Jogue a cebola, o alho, as ervas e azeite por cima, feche com papel alumínio e leve para assar por cerca de 2h a 180ºC.
Aproveite o forno para colocar também as batatas para assar. Coloque-as em um refratário, tempere com sal, azeite, louro e alecrim. Então, quando faltar cerca de 45 minutos, coloque no forno para que tudo fique pronto junto.
Corte os tentáculos, retire as ervas e coloque o polvo junto às batatas sem as ervas e levemente amassadas. Por fim, leve para o forno com 3 ou 4 dentes de alho amassados e azeite apenas para dourar, por cerca de 5 minutos na função gratinar.