Babu foi um dos participantes mais aclamados pelo público da vigésima edição do “BBB”. Sua participação foi marcada por importantes debates sobre racismo, a lealdade à vencedora Thelma Assis e, não menos importante, por sua atuação elogiada na cozinha do reality.
Em uma das ocasiões, Babu preparou um nhoque de batata baroa para o grupo, que foi aplaudido em pé pelas colegas de confinamento.
Benefícios da batata baroa
Segundo o perfil do Instagram da nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, a batata baroa (ou mandioquinha), possui elevado teor de potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio, quando comparada a outros tipos de batatas. Com isso, ela sai na frente da batata inglesa e batata doce na quantidade de nutrientes.
“A mandioquinha possui médio índice glicêmico, ou seja, velocidade que o açúcar é liberado em nosso sangue, ficando atrás da batata doce”, explica a profissional.
“Na batata baroa também temos boas quantidades de niacina, uma vitamina importante para o metabolismo energético, principalmente o de carboidratos, atuando na produção de energia, na atividade enzimática e no controle do perfil lipídico”, completa.
Além disso, Andréa ressalta, ainda, que a coloração amarelada do vegetal se deve à presença do betacaroteno, que possui ação antioxidante e pró-vitamínica A. “Trata-se de um grande aliado ao combate dos radicais livres causadores do envelhecimento precoce. Devido à fácil digestibilidade, é uma opção interessante para idosos e crianças”, indica.
Apesar de ser recomendado moderação nas porções, o nhoque de mandioquinha acaba sendo uma boa alternativa à receita clássica. Veja abaixo receita que ainda sugere substituir a farinha de trigo pelo farelo de aveia (sem glúten, para quem sofre de intolerância).
Receita de nhoque de batata baroa ao molho sugo
Ingredientes
- 500 gramas de batata baroa
- 2-3 colheres de sopa de farelo de aveia sem glúten
- 1 ovo
- ½ cebola ralada
- Sal a gosto
- Molho de tomate caseiro
- Mussarela de búfala ralada
Preparo
Refogue a cebola no azeite e acrescente a batata baroa. Cozinhe até que fique no ponto de um purê. Com auxílio de um espremedor de batata, faça um purê de baroa e acrescente aos poucos o farelo de aveia e o ovo batido até que a massa fique firme para moldar.
Ponha uma panela com água para ferver, quando atingir o ponto de fervura, coloque as bolinhas de nhoque. Assim que a massa subir, retire com uma escumadeira e arrume em um refratário.
Regue com molho de tomate e rale um pouco de mussarela de búfala sobre a preparação. Leve ao forno pré-aquecido o suficiente para gratinar.