Se você segue a tradição religiosa de não comer carne vermelha na Sexta-Feira da Santa e precisa de ideias para o cardápio, confira sugestões de pratos com peixe que vão muito além do bacalhau:
Receitas com peixe para a Sexta-Feira Santa
![.](/wp-content/uploads/migration/Fish-meal.jpg)
Receita de peixe assado no forno
Ingredientes:
1 peixe de 3kg (dourado, badejo ou vermelho)
300 ml de vinho branco seco
1 vidro de leite de coco
1 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de sal
1 cebola grande
5 dentes de alho grandes
2 tomates
1 pimentão
Pimenta-do-reino e cominho a gosto
1 maço de cebolinha verde
1 maço de coentro
Modo de preparo:
Limpe o peixe pelas guelras (sem abrir a barriga) e reserve em recipiente que possa ir ao forno. Bata no liquidificador todos os outros ingredientes para formar um molho encorpado. Cubra o peixe com o molho e deixe marinar por 2 horas.
Cubra o peixe com o papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel e deixe assando até dourar. Durante o cozimento, regue o peixe com o molho, de tempos em tempos, para criar uma crosta crocante.
Receita de robalo em papilote
Ingredientes:
1 robalo inteiro e limpo (cerca de 1,5 kg)
2 cebolas
1 xícara (chá) de saquê
½ xícara (chá) de azeite
1 limão siciliano
Alecrim e coentro frescos a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Forre uma assadeira com papel alumínio, deixando uma parte nas laterais para cobrir o peixe e fazer a trouxinha. Corte uma cebola em rodelas grossas e coloque sobre a assadeira. Coloque o peixe e tempere com sal, pimenta do reino e raspas de 1 limão.
Coloque a outra cebola, também cortada em rodelas, dentro da barriga do robalo, junto com o alecrim. Esprema o caldo de 1 limão e regue o peixe, juntamente com o azeite e o saquê.
Junte as pontas do papel alumínio para formar uma trouxinha e enrole as laterais para que fique bem fechado. Asse em forno preaquecido a 180 graus por 40 minutos. Retire do forno, deixe descansar por 5 minutos e, em seguida, abra o papilote com cuidado para não se queimar com o vapor.
Receita de quibe de peixe
![Roasted kibe in the glass bowl with mint, garlic and onion. Brazilian snack (Kibe de Forno). Selective focus.](/wp-content/uploads/migration/Roasted-kibe-in-the-glass-bowl-with-mint,-garlic-and-onion.-Brazilian-snack-(Kibe-de-Forno).-Selective-focus..jpg)
Ingredientes:
Massa
500 g de filé de tilápia
1 xícara (chá) de trigo para quibe
½ cebola
¼ de xícara (chá) de hortelã
¼ de xícara (chá) de salsinha
¼ de xícara (chá) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Recheio
2 cebolas picadas
½ xícara (chá) de nozes tostadas picadas
2 colheres (sopa) de tahine
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta síria a gosto
Modo de preparo:
Comece pelo recheio: em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar. Junte a pimenta e as nozes e mexa para absorver os sabores. Retire do fogo, adicione o tahine, ajuste o sal e reserve.
Para fazer a massa do quibe, hidrate o trigo com água, esprema bem usando um pano de prato para retirar o excesso de umidade e reserve.
No processador, triture bem a cebola com o azeite, acrescente o peixe, as ervas e o sal e bata novamente. Transfira a mistura para uma tigela, junte o trigo e misture bem com as mãos.
Espalhe metade da massa em um refratário untado, pressionando com as mãos até cobrir todo o fundo. Distribua o recheio e cubra com a outra metade da massa, deixando a cobertura bem lisa e uniforme. Regue com azeite e asse em forno preaquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos.
Receita de almôndega de salmão
![Plate of salmon meatballs with vegetables on a wooden table](/wp-content/uploads/migration/Plate-of-salmon-meatballs-with-vegetables.jpg)
Ingredientes:
250 g de salmão (sem pele e sem espinhos)
¼ de xícara (chá) de batata cozida e amassada
½ cebola
½ colher (sopa) de azeite
1 dente de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
No processador, bata todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Unte as mãos e modele as almôndegas do tamanho que desejar. As almôndegas podem ser grelhadas em uma frigideira com azeite ou assadas no forno.
Receita de brandade de bacalhau
![brandade of cod (creamy paste with dried salted cod, potatoes, milk and olive oil); it called brandada de bacalao(Spain), brandade de morue(France), baccala mantecato(Italy)](/wp-content/uploads/migration/brandade-of-cod-(creamy-paste-with-dried-salted-cod,-potatoes,-milk-and-olive-oil).jpg)
Ingredientes:
500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
Purê de 4 batatas
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de azeite
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Raspas de limão-siciliano a gosto (opcional)
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e adicione o bacalhau. Refogue por cerca de 5 minutos e, em fogo baixo, acrescente o purê de batatas, mexendo bem para incorporar os ingredientes.
Junte o creme de leite, tempere com a noz-moscada, o sal e a pimenta e misture até formar um purê cremoso. A brandade pode ser servida como entrada, com torradas, ou como prato principal.
Receita de robalo com crosta de castanha
Ingredientes:
4 postas de robalo com a pele
½ xícara (chá) de farinha de mandioca flocada
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
50 g de manteiga gelada
Caldo de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture com as mãos a castanha, a farinha e a manteiga até formar uma farofa úmida. Reserve.
Tempere o robalo com o caldo de limão, sal e pimenta a gosto e transfira para a assadeira untada com azeite, com a pele voltada para baixo. Sobre cada posta, coloque uma porção da farofa úmida de castanha. Pressione levemente para fixar.
Leve ao forno preaquecido a 200 graus e asse por cerca de 20 minutos ou até a crosta ficar bem dourada.
Por que não comer carne na Sexta-Feira Santa?
A tradição de não comer carne vermelha na Sexta-Feira da Paixão é muito antiga e tem relação com o que a data representa para os católicos: a morte de Jesus.
Quem segue a religião acredita que a carne vermelha simboliza o corpo de Cristo, que derramou seu sangue para salvar a humanidade. Por isso, se abster do alimento seria uma forma de respeito ao sacrifício.
A Paixão de Cristo é o termo teológico que descreve os sofrimentos de Jesus antes da crucificação, que teria acontecido no dia em que se celebra a Sexta-Feira Santa. Por isso, para os cristãos, essa é uma data para orar, seguir profundo silêncio e se abster de carne.