Entenda como uma simples mudança pode alterar toda a receita
Na maioria dos lares, margarina é um ingrediente sempre disponível na geladeira. Manteiga nem sempre. Muita gente, aliás, usa margarina em confeitaria porque ela é mais barata que a manteiga, ou por simples costume de família: para cozinhar se usa margarina, para passar no pão, a manteiga. Mas, afinal, pode trocar manteiga por margarina no bolo? Entenda!
O que acontece se trocar manteiga por margarina no bolo?
De acordo com a blogueira e culinarista Thelma, da Escola de Bolo, existem diferenças de resultado quando a massa é preparada com manteiga, margarina ou óleo. Veja sua descrição a seguir:
Manteiga – faz um bolo leve, compacto, textura fina e delicada, migalhas bem pequenas e buraquinhos bem miúdos.
Margarina – produz um bolo não muito leve, esfarelento, com buracos de ar e salgado.
Óleo – úmido, leve, ligeiramente esfarelento, com migalhas grandes e sabor bem agradável.
Já a jornalista e confeiteira Juliana, do site Cupcakeando, explica que ponto de fusão da manteiga (ou seja, a temperatura na qual derrete) é de 32˚C, enquanto o ponto de fusão da margarina é de 36˚C. “Isso quer dizer que a manteiga, quando entra na nossa boca, derrete e se desfaz, e o sabor é imediato, porque 32˚C é próximo da temperatura da nossa boca. Isso não acontece com a margarina”, afirma.
Por isso, as comidas com margarina deixam um sabor mais rançoso e uma textura oleosa desagradável, se você prestar atenção no paladar. Para quem é mais sensível, também consegue identificar um gosto bem parecido com plástico, graças a quantidade de conservantes, acidulantes, espessantes e químicos adicionados.