Clássico do reaproveitamento na cozinha, o arroz de forno é sempre uma boa opção para um jantar prático. Mas que tal variar o cardápio e experimentar o arroz de frigideira, igualmente fácil de fazer com ingredientes que você já tem na geladeira?
A ideia é bem simples: em uma panela só você cozinha o arroz e todos os demais acompanhamentos, garantindo uma refeição completa. Confira a receita de arroz de frigideira (também conhecido como arroz frito ou “fried rice”) que rende 4 porções e veja sugestões de substituições
Como fazer arroz de frigideira (“fried rice”)
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz;
- 150 g de linguiça calabresa cortada em rodelas;
- ½ pimentão picado;
- 3 xícaras (chá) de água fervente;
- 1 lata de milho verde;
- 1 lata de ervilha;
- 4 ovos;
- Óleo;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
Em fogo alto, aqueça um pouco de óleo em uma frigideira grande antiaderente e frite a linguiça até dourar. Abaixe o fogo, acrescente o arroz e o pimentão e refogue por 1 minuto, ou até que o arroz esteja completamente envolvido no óleo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Junte a água fervente e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos com a frigideira semitampada. Adicione o milho e a ervilha e misture. Com uma colher, abra 4 espaços no arroz e disponha os ovos. Tampe a panela e cozinhe por mais 8 minutos. Retire do fogo e sirva a seguir.
Para variar os sabores e aproveitar o que você tem na geladeira, a linguiça, por exemplo, pode ser substituída por bacon, carne moída ou frango desfiado ou em cubinhos. Para uma versão vegetariana, use abobrinha cortada em cubos, cogumelos ou pimentinha cambuci.
O pimentão pode ser trocado por tomate ou cenoura ralada e, no lugar das latas de milho e ervilha, você pode ainda utilizar na receita uma lata de seleta de legumes ou grão-de-bico cozido.
Arroz de frigideira para reaproveitar alimento pronto
Nem sempre, porém, é necessário preparar o arroz junto do refogado. Você pode, por exemplo, usar arroz branco ou integral que já tenha preparado anteriormente e guardado na geladeira. Nesse caso, a ideia é preparar o refogado com a proteína e os vegetais, e, em seguida, adicionar o arroz cozido.
É importante envolvê-lo bem no refogado para que pegue o sabor – e deixar a preparação dar uma leve queimadinha no fundo da panela é interessante para a receita de arroz frito.