Esqueça aquele petit gâteau de supermercado que é feito no micro-ondas e fica borrachudo, seco por dentro. Não é difícil preparar em casa a versão original da famosa sobremesa, que foi trazida ao Brasil pelo chef francês Erick Jacquin. Ele mesmo ensinou como fazer, e contou um pouco da história desta receita.
Embaixador do petit gâteau
Jacquin conta que, quando chegou ao Brasil, em 1994, para trabalhar no restaurante Le Coq Hardy, mostrou ao patrão a sua receita de Moelleux, um bolinho de chocolate malpassado que fica cremoso por dentro. No começo, a sobremesa foi considerada pequena demais para o público brasileiro. Por isso, foi renomeada para petit gâteau, que significa pequeno bolo.
“Hoje eu tenho certeza de que a palavra francesa mais conhecida no Brasil é petit gâteau. E quem deu essa palavra ao Brasil foi o Jacquin”, orgulha-se o chef durante o vídeo em que ensina o passo a passo da receita original da guloseima.
Receita de petit gâteau
Ingredientes
- 1 tablete de manteiga sem sal
- 1 xícara de chocolate 50% amargo
- 1 xícara de açúcar refinado
- 1 xícara de farinha de trigo
- 5 gemas de ovos
- 5 ovos
- Formas para os bolinhos
Modo de preparo
Coloque a manteiga junto com o chocolate e um pouquinho de água no microondas por 45 segundos. Enquanto isso, bata os ovos com o açúcar e a farinha até ficar homogêneo. Acrescente a manteiga derretida e misture bem. A massa do petit gâteau está pronta para descansar. Leve à geladeira por uma hora e vá untando as formas com manteiga.
Coloque a massa nas formas, sem enchê-las completamente. Asse na temperatura máxima por cinco ou sete minutos, dependendo da potência do seu forno. O importante é que o petit gâteau não passe do ponto.
Para tirar da forma, é so colocar o bolinho de cabeça para baixo em um prato. Para decorar, você pode polvilhar com um pouquinho de açúcar de confeiteiro. Sirva acompanhado de uma bola de sorvete de creme.