Tepache: bebida fermentada de fruta substitui o refrigerante

Fonte de probióticos, bebida contribui para o bom funcionamento do intestino

Quando o assunto é seguir uma dieta bem equilibrada, muitas bebidas não são indicadas. Uma delas, por exemplo, é o refrigerante, devido à sua alta concentração de açúcar.

No entanto, é possível matar a vontade da bebida com uma versão muito mais saudável à base de fermentação de frutas: o tepache. Podendo ser produzida com diferentes sabores, ela é ótima para o funcionamento do intestino, assim como o kefir e a kombucha.

Receita de tepache de goiaba

Tepache de goiaba. (Crédito: Reprodução/Instagram @claudiasouzanutri)

Ingredientes:

  • 3 goiabas bem maduras
  • 1/2 limão
  • 30g de gengibre
  • 1 litro de água filtrada(sem cloro)
  • 100g de açúcar orgânico(demerara ou mascavo)

Modo de preparo:

Comece higienizando muito bem as frutas, mas opte por não usar sanizante e nem cloro, apenas água filtrada e fervida. Então, retire as cascas da goiaba e reserve.

Em um vidro, misture as goiabas cortadas com o limão , o gengibre, o açúcar e, com o auxílio de um mixer, bata até ponto de purê. Depois, adicione as cascas, a água filtrada e coloque um peso em cima para evitar que boiem e crie morfo. Tampe sem rosquear, envolva o vidro com um pano limpo e deixe fermentar em temperatura ambiente. Lembre-se, contudo de, pelo ao menos 1 vez por dia , abrir e mexer para evitar mofo e ajudar na liberação dos gases. Quando notar bolhas, odor e sabor levemente ácido já estará pronto para a segunda fermentação.

Neste momento, você deve peneirar e colocar o líquido em uma garrafa pet, apertando para retirar o ar antes de fechar. Isso irá permitir que os gases estufem a garrafa de volta. Deixe fermentar em temperatura ambiente com um tecido em volta da garrafa.

Quando estufar, leve a geladeira por 24h para intensificar o sabor e diminuir a pressão. Consuma cerca de 1 xícara (chá) com bastante gelo.

Assista ao passo a passo completo no perfil da nutricionista Cláudia Souza.

Receitas de bebidas